Pilates, liberação miofascial
Olá! Meu nome é Raíssa de Paula e estou aqui para explicar um pouco sobre o meu trabalho e como ele funciona.
Sou graduada em educação física, pós graduada em biomecânica aplicada, especialista em pilates e liberação miofascial. Com esse conhecimento que adquiri, tento passar para meus clientes o melhor método de treino, sendo individual e especifico. Esse método varia bastante a cada cliente, respeitando suas necessidades, condições, limitações e objetivos, passando exercícios adaptados e compatíveis com esse cliente durante todo o tratamento. Durante esse tratamento o cliente terá atenção total do profissional, podendo adaptar cada movimento. O tratamento é indicado para quem tem doenças ou dores ósseo articulares, fortalecimento muscular, mobilidade e flexibilidade, e o mais importante, qualidade de vida. Não é uma aula de pilates comum, é um tratamento completo pra aliviar as dores, que por muitas vezes, afetam o dia a dia de cada cliente durante anos.
Para analisar e saber qual melhor método a ser aplicado, são necessários alguns dados, onde serão adquiridos na primeira consulta. Nessa consulta é feito uma anamnese, tendo mais informações sobre cada cliente, podendo assim ter uma base do tratamento que será aplicado. Após essa consulta é feito uma avalição física e mobilidade e estabilidade articular, assim focando nas necessidades e condição de cada cliente.
Pensando nisso, eu criei e desenvolvi a minha própria técnica, chamada TBD, Técnica Biomecânica para Dor e vou explicar como ela funciona.
A TBD, Técnica Biomecânica para Dor, foi desenvolvida a partir da biomecânica, que é um estudo das forças e movimentos que ocorrem nos sistemas biológicos do corpo humano, sendo eles muscular, articular e ósseo.
Nesse contexto, a biomecânica é muito utilizada para controle e tratamento de dores agudas e crônicas, mecânicas e inflamatórias, que sendo bem aplicada também evita lesões, proporcionando uma qualidade de vida maior e com mais saúde física.
A TBD é composta por exercícios físicos específicos para cada tipo de dor. Esses exercícios obedecem a protocolos definidos para casa patologia e sobretudo para cada caso, uma vez que cada pessoa tem uma carga genética, biológica e emocional específica.
Liberação miofascial
Essa técnica é indicada para dores musculares e tensões. É aplicado manobras de massagem, para liberar tensões por estresse, por torção (mal jeito) e até certas inflamações. Ela mexe diretamente com a fáscia, que é uma película que reveste o musculo, e é essa fáscia que formam os nódulos de tensão. Vou dar alguns exemplos: dor no ciático, dor no pescoço e ombros, que pode ate desenvolver para ter dores de cabeça constantes, dor na lombar, entre outras.
“O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida, saúde e bem-estar.”
Prof. Raíssa de Paula
Currículo
Blog
2025 – Todos os Direitos Reservados. | Créditos Grande Ideia.